Aqui está o que acontece quando você para de tomar o medicamento para perda de peso Wegovy

Artemis Bayandor, 40, vem tentando perder peso nos últimos 20 anos.

Ela não obteve sucesso até que seu médico prescreveu Wegovy, um medicamento para perda de peso, em agosto de 2021. Ela perdeu 15 quilos em cerca de seis meses.

Mas tudo parou em fevereiro, quando o seguro de saúde de Bayandor negou sua cobertura, obrigando-a a parar de tomar a medicação. Um mês depois, ela ganhou 15 quilos de volta, seguidos por mais 10 quilos seis meses depois.

“Foi uma espécie de loucura”, disse Bayandor, de Naperville, Illinois.

Artemis Bayandor.  (Artemis Bayandor)

Artemis Bayandor. (Artemis Bayandor)

A experiência de Bayandor não é incomum: a escassez generalizada de Wegovy, um popular auxiliar de perda de peso, forçou algumas pessoas nos Estados Unidos a parar de tomá-lo, levando-as a recuperar parte – ou todo – o peso. Outros pararam de tomá-lo por diferentes razões, como custo, efeitos colaterais desagradáveis ​​ou problemas de saúde não relacionados.

A Dra. Domenica Rubino, diretora do Washington Center for Weight Management & Research em Arlington, Virgínia, disse que o ganho de peso em pessoas que param de tomar o medicamento “faz sentido”.

Rubino liderou um estudo de 2021, publicado no Journal of the American Medical Association, que descobriu que as pessoas que tomaram Wegovy recuperaram dois terços do peso que haviam perdido quando pararam de tomar a droga.

A obesidade é uma doença crônica, disse ela. Como em qualquer outra doença crônica, a maioria dos pacientes precisará tomar a medicação por toda a vida para manter os benefícios, o que, neste caso, significa manter o peso.

“Eles são medicamentos crônicos”, disse ela, “o que significa que você basicamente os toma da mesma forma que toma remédios para pressão arterial ou remédios para diabetes”.

Wegovy, ou semaglutida, faz parte de uma classe de medicamentos chamados agonistas de GLP-1. Eles imitam um hormônio que ajuda a reduzir a ingestão de alimentos e reduz o apetite. Em ensaios clínicos, Wegovy demonstrou reduzir o peso corporal em cerca de 15%.

As pessoas que param de tomar o medicamento podem notar que seu apetite retorna aos níveis que tinham antes de tomá-lo, disse a Dra. Holly Lofton, diretora do programa de controle de peso da NYU Langone Health. Em alguns casos, ela disse, seus apetites podem parecer ainda maiores do que antes de perderem peso.

“Quando você está no máximo de perda de peso, os hormônios da fome do seu corpo são os mais altos”, disse ela. “Portanto, se você perder 50 libras e recuperar 25, sua fome será maior quando você perder 50. E mesmo quando você recuperar 25, ela não voltará à linha de base; sua fome é maior do que antes de perder peso.

Eli Diaz, 35, de Naples, Flórida, disse que seu médico prescreveu Ozempic pela primeira vez em fevereiro, antes de trocá-la por Wegovy um mês depois. Ela também fez algumas mudanças no estilo de vida, incluindo alterar sua dieta e exercícios. (Ozempic e Wegovy são a mesma droga, semaglutida. É vendido sob o nome de Ozempic para diabetes e, em uma dose mais alta, como Wegovy para perda de peso.)

De fevereiro a maio, Diaz perdeu 10 quilos.

Em maio, um problema de tireoide não relacionado a levou ao hospital e a forçou a parar de tomar Wegovy.

Nos seis meses seguintes, ela recuperou todo o peso.

“Era esperado, porque não continuei a medicação ou a dieta depois”, disse ela.

Lofton observou que, com ou sem Wegovy, uma dieta saudável e exercícios são importantes para a manutenção do peso.

Diaz disse que está pensando em começar de novo com a droga. “Estou disposta a começar logo de novo e ver se, você sabe, se eles vão me ajudar de novo”, disse ela.

Reiniciar a medicação às vezes não é uma tarefa fácil, disse a Dra. Susan Spratt, endocrinologista e diretora médica sênior do Escritório de Gerenciamento de Saúde da População da Duke Health, na Carolina do Norte.

Como o Wegovy pode apresentar efeitos colaterais, como náusea ou vômito, os pacientes geralmente recebem uma dose mais baixa que é aumentada gradualmente ao longo de várias semanas.

“Isso é realmente pesado”, disse ela.

Bayandor, a mulher de Illinois, disse que se preocupa com os efeitos colaterais. Ela disse que demorou seis meses antes de atingir a dose mais alta.

“Sinceramente, estou com medo”, disse ela sobre reiniciar a medicação. “Quando eu estava nele, parecia sobrecarregar meu corpo.”

Ela disse que planeja consultar um médico especialista em perda de peso no mês que vem antes de decidir se volta a tomar a medicação, se puder pagar.

“É uma droga tão grande e poderosa”, disse ela.

Relacionado:

Este artigo foi originalmente publicado em TODAY.com

Leave a Comment