A história da vacina COVID do homem de Quebec estimula outros a se apresentarem

A história de um homem de Gatineau, Que., Que desenvolveu uma condição de pele debilitante após receber uma vacina COVID-19 tocou muitos canadenses, dezenas dos quais procuraram compartilhar suas próprias experiências semelhantes.

Pouco depois de Tisir Otahbachi receber sua segunda dose da vacina Moderna em agosto de 2021, uma erupção cutânea que começou em sua mão se espalhou para seus membros e costas, forçando-o a deixar o emprego e procurar tratamento médico em Ontário. Otahbachi agora está buscando reparação por meio do programa de compensação por lesões causadas por vacinas de Quebec.

De acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá, apenas uma pequena fração – 0,011 por cento – das mais de 95 milhões de doses de vacinas administradas neste país até 9 de dezembro resultaram em reações adversas graves. Mas ainda são mais de 10.000 casos relatados.

Otahbachi, que nunca havia experimentado nenhum problema de pele antes, disse à CBC que, ao longo de sua provação, a maioria dos médicos que o examinaram descartou a possibilidade de qualquer ligação entre a vacina e o súbito início de sua condição dolorosa.

“Eu disse [them] Não sou contra a vacina, mas a vacina danificou meu corpo”, disse ele. “Os médicos que passei, todos ficaram com medo.”

Um homem está sentado em um pequeno apartamento com brinquedos infantis atrás dele.
Tisir Otahbachi desenvolveu uma doença de pele dolorosa logo após receber duas doses da vacina Moderna COVID-19 em julho e agosto de 2021. Ele está buscando indenização na província de Quebec, mas não conseguiu encontrar um médico lá que apoie sua reivindicação. (Jean Delisle/CBC)

Unidades de saúde a monitorizar reações

De acordo com Earl Brown, professor emérito de virologia da Universidade de Ottawa, certos elementos dessas vacinas podem desencadear uma resposta autoimune que atinge nossos próprios tecidos.

“Muitas pessoas desenvolveram anticorpos para esses componentes da vacina porque são usados ​​em outros lugares na medicina, em cosméticos ou em alimentos”, disse Brown à CBC na semana passada.

“A maioria de nós se sai muito bem, mas alguns de nós estão tendo reações adversas.”

Enquanto muitos daqueles que procuraram depois de ler a história de Otahbachi disseram que também tiveram dificuldade em convencer os médicos de que uma vacina COVID pode ter causado sua condição de pele, a médica oficial de saúde de Ottawa, Vera Etches, disse à CBC Radio Manhã de Ottawa na semana passada que os profissionais médicos são incentivados a relatar todos os casos suspeitos.

“Queremos entender toda a gama do que pode acontecer com as vacinas”, disse Etches. “Sabemos que esse tipo de coisa é extremamente rara, mas temos um sistema de denúncia para que possamos encontrar coisas raras e ajudar as pessoas”.

As unidades locais de saúde relatam essas reações ao Public Health Ontario, que compila e examina os dados para identificar tendências mais amplas, disse Etches.

“No geral, é claro que sabemos que as vacinas estão proporcionando um grande benefício na proteção das pessoas contra resultados graves. [of COVID-19].”

Aqui está uma pequena amostra de algumas das reações adversas descritas ao hemograma.

Um homem mostra uma erupção vermelha no pescoço e nas costas.
Andrew Corless diz que a coceira que apareceu em seu pescoço e torso após sua segunda injeção de COVID-19 piorou depois que ele recebeu um reforço em janeiro passado. (Enviado por Andrew Corless)

André

Andrew Corless, 52, desenvolveu urticária no torso e no pescoço pela primeira vez após a segunda injeção da vacina Moderna, mas não pensou muito nisso na época.

Não foi até cerca de duas semanas após seu primeiro reforço Moderna em janeiro passado que seus sintomas “realmente explodiram”, disse Corless à CBC.

Acho que estamos meio que abandonados.– André Corless

“Minha pele entrou em erupção em urticária bastante severa e minha respiração ficou restrita, semelhante a ataques de asma, ocorrendo a cada poucas horas, mas sem resposta a inaladores de asma e até mesmo prednisona”, disse ele.

Corless, um escritor e cidadão com dupla cidadania que agora mora perto de Montreal depois de passar anos nos EUA, consultou uma série de especialistas, incluindo um médico que o convenceu a desistir do cachorro da família devido a preocupações com alergias.

“Nada disso moveu a agulha”, disse Corless. “Eu acho que eles simplesmente não sabem o suficiente sobre isso.”

Corless se juntou a um grupo no Facebook com milhares de membros que lidam com sintomas semelhantes desde que receberam a vacina COVID. Ele disse que também procurou a Moderna, mas não conseguiu.

“Sou absolutamente pró-vacina, quero ser vacinado”, disse Corless. “Mas e agora? Onde está o backup e a ajuda com isso? Acho que estamos meio que perdidos. Essa é a parte difícil. É como, nós jogamos junto – e agora?”

Uma mulher de óculos fica do lado de fora durante o inverno.
Sandra Ashby diz que desenvolveu uma erupção cutânea com coceira em três quartos do corpo depois de receber seu segundo reforço COVID na primavera passada. (Enviado por Sandra Ashby)

sandra

Sandra Ashby passou a véspera de Ano Novo na sala de emergência de um hospital em Haliburton, Ontário, com a pele ardendo a ponto de ela não aguentar mais.

“Eu estava lá porque não sabia para onde ir”, disse Ashby à CBC. “É aqui que é tão doloroso, porque não há ajuda para lidar com isso.”

Oito meses antes, Ashby, uma professora aposentada de 60 e poucos anos que mora em Toronto, havia recebido sua segunda dose de reforço da vacina Moderna antes de viajar para a Inglaterra. Pequenas manchas parecidas com picadas de insetos logo apareceram em suas pernas, formando uma erupção pruriginosa que acabou cobrindo três quartos de seu corpo.

Eu não estou procurando por dinheiro. Eu só quero um pouco de alívio.– Sandra Ashby See More

Ashby, que havia sofrido de eczema leve no passado, recebeu uma série de corticosteróides tópicos, mas preocupada com os efeitos a longo prazo em sua pele, tentou se livrar da medicação poderosa. Ela agora suspeita que está passando por uma abstinência de esteroides, agravando seu desconforto.

“O que tenho agora é inacreditavelmente doloroso. Quero dizer, dormir é simplesmente horrível. Tenho sorte se conseguir dormir um pouco”, disse ela.

Ainda assim, nenhum dos muitos médicos que ela consultou se dispôs a traçar uma ligação direta entre a vacina e sua condição.

“Eles não têm tempo para resolver isso, não querem fazer a conexão, estão preocupados com os anti-vacinas, estão preocupados com a política disso e eu entendo tudo isso. Estou chateada com isso, estou nessa situação e não sei como sair”, disse ela.

“Não estou procurando dinheiro. Só quero um pouco de alívio.”

Daniel

Daniel, 41, estava ansioso para compartilhar sua história, mas pediu à CBC que ocultasse seu sobrenome porque alguns de seus familiares trabalham na área médica.

“Eu não gostaria que nenhum tipo de estigma fosse colocado sobre eles, ou qualquer tipo de associação com o movimento antivacina ou algo assim”, disse o engenheiro, que mora com sua esposa e sua filha em Edmonton.

Eles meio que apenas ignoraram ou ignoraram.-Daniel See More

“Não sou antivacina de forma alguma – tomei todas as vacinas sob o sol. Só que tive essa reação adversa que não pode ser explicada pelo histórico médico normal e típico.”

Daniel, que nunca havia experimentado nenhum tipo de doença de pele antes, desenvolveu pela primeira vez bolhas semelhantes a acne nos dedos cerca de três semanas depois de receber sua segunda dose da vacina Moderna em junho de 2021. Sua condição logo piorou, deixando-o com dores abertas. feridas.

“Se você olhar em volta da minha casa, verá sangue espalhado nos interruptores e maçanetas porque minhas mãos estão constantemente sangrando”, disse ele.

O dedo de um homem com bolhas dolorosas.
Daniel, que pediu à CBC para não divulgar seu sobrenome porque tem parentes na área médica e não quer que sejam tachados de antivacinas, estourou com bolhas dolorosas nas mãos e nos dedos logo após receber a segunda dose do Moderna COVID vacina. (Submetido)

Daniel acabou sendo diagnosticado com eczema disidrótico e foi prescrito uma série de cremes esteróides cada vez mais poderosos. Ele também passa por terapia de luz ultravioleta três vezes por semana.

Embora seus sintomas tenham melhorado um pouco, Daniel teme estar “perseguindo o rabo” em vez de abordar a causa raiz de sua condição.

“Comecei a falar sobre isso com os profissionais médicos e dizendo ei, parece haver essa ligação temporal entre o desenvolvimento dos meus sintomas e quando fui vacinado, mas nenhum deles [them] realmente abordou isso ou até mesmo reconheceu essa declaração. Eles simplesmente ignoraram ou ignoraram”, disse ele.

“Se houver algo nesta vacina que está desencadeando este evento, isso pode mudar o curso do tratamento para as pessoas e talvez levar a um resultado de tratamento bem-sucedido.

“É por isso que acho que é realmente crítico começar talvez a diminuir o estigma e não tratar as pessoas como antivacinas, apenas percebendo que, ei, essas pessoas podem ser as azaradas”.

Leave a Comment